segunda-feira, 30 de agosto de 2010

amizades



Há algum tempo eu venho “caindo na real” e percebido que as coisas realmente mudaram nas minhas relações de amizade. Eu sei que enquanto eu estou aqui em Brasília, construindo uma nova vida, conhecendo pessoas e fazendo novas amizades – embora até agora eu não tenha nenhuma que se compare às que eu deixei na minha terra - , minhas amigas que ficaram estão seguindo suas vidas, conhecendo pessoas e fazendo novas amizades... também sei que quando a gente se afasta as coisas passam a ser diferentes do que eram. Os vínculos não são mais os mesmos, a cumplicidade que existia não é mais a mesma. Mas eu tinha a ilusão de que as coisas não mudariam tanto, de que as amizades que eu tinha não iriam perder sua força, sua intimidade, de que sempre haveria cumplicidade, parceria. Engano meu. Os telefonemas aos poucos vão ficando escassos, as conversas no messenger rareando, a troca de e-mail com algumas nem mesmo acontece mais. Tem até quem parece ter rompido comigo, por alguma razão. Eu sei que parte é culpa minha, mas quando eu não sou correspondida eu acabo me afastando também. Não gosto de ficar insistindo. Talvez algumas pessoas se sintam melhor com o afastamento.


Fico feliz no entanto, que eu ainda posso contar com aquela amiga que compra cartão de telefone público para me ligar duas vezes por mês pelo menos, pra não ligar do celular. Tem aquelas que escrevem seus blogs e leem o meu, assim a gente sabe uma da outra, ou trocam e-mails comigo pelo menos semanalmente... isso já é muito válido. Não importa a frequência, importa é nunca deixar de estar presente. Tanto que eu tenho uma amiga do tempo do ensino médio com quem eu troco cartas!! (explico, ela mora no interior de uma cidade de interior e agora que essas modernidades estão chegando ao seu alcance), e quando a gente se reencontra é como se nunca tivéssemos ficado afastadas.
Quando eu ouvia dizer que as amizades verdadeiras podem ser contadas nos dedos das mãos eu achava um exagero, eu tinha muito mais... mas uma coisa é certa: as amizades verdadeiras são aquelas que resistem ao tempo, à distância, às pressões e aos interesses particulares. Talvez realmente sobrem dedos.

Um comentário:

  1. Adorei,acho isso mesmo. Conheço muitas pessoas,mas amigas... cabem nos dedos de uma mão, coincidentemente estão distantes... mas não perdemos o contato.
    Ariane

    ResponderExcluir