quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os laços



Recebi por e-mail um texto do meu adorável poeta Mario Quintana que fala sobre os laços.Em todos os sentidos. Fez-me pensar nos laços afetivos que criei e que foram desfeitos durante minha vida até aqui. Quantas pessoas passam pela nossa vida e, obviamente,pela vida de quantas pessoas nós também passamos!! Há laços que se formam no primeiro olhar,no primeiro abraço, ou mesmo na primeira palavra; outros que se formam depois de muita conversa e convivência e há os laços que se fazem pelo nascimento; alguns se soltam sem deixar marcas profundas, outros marcam para sempre; há mesmo laços que nunca se desfazem e outros que mesmo quando desatam não se desfazem.
Um desses laços é o que tenho com meus irmãos.Mesmo longe a gente não desata o nó.A saudade é que aperta o laço a cada dia.
Minha irmã caçula completou ontem 18 anos. Linda, inteligente,saudável,criativa e dorminhoca. Laço apertado esse!!!

O LAÇO E O ABRAÇO

Mário Quintana

Meu Deus! Como é engraçado!

Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço
É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
Vai escorregando...devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.
Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora,
deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços.
E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário