quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ainda sobre as eleições

Como eu disse, estou aliviada pelas eleições terem acabado, mas confesso que perdeu a graça ler os jornais.Até no jornal local Obama assumiu destaque. As eleições de lá não me interessam. Mas ainda encontram-se textos na internet avaliando o processo e o resultado eleitoral. Encontrei, pois, um texto de Taeco Toma Carignato, psicóloga, jornalista, professora universitária, pós-doutora... O texto fala sobre a subestimação da capacidade das pessoas de baixa renda escolhrem criticamnte em quem irão votar. E isso vai de encontro (mesmo!!!) a uma outra notícia que li, a de uma estudante de direito que divulgou no twitter um infeliz e preconceituoso comentário de que nordestino não é gente, e clamando para que eles sejam mortos afogados!!, associando a eles a vitória de Dilma. Está nor jornais de hoje. A OAB vai processá-la.E quanto aos outros, disfarçados de bons mocinhos, de "homens religiosos"?

"Terminadas as eleições, todavia, a desqualificação continua. Agora, salienta-se o perfil geográfico dos votos associado aos perfis econômicos regionais. Com uma ressalva: Minas Gerais e Rio de Janeiro foram deslocados ao Norte-Nordeste. A desqualificação dos votos dados à Dilma Rousseff, além do ranço preconceituoso, também busca suavizar a derrota do seu adversário a fim de mantê-lo no cenário político".
O texto na íntegra está no site do Terra.

3 comentários:

  1. Aonde está a essência do pensamento político das pessoas desta Terra adorada? Sabemos que uma das heranças herdadas da República velha são os chamados “Currais Eleitorais” . O Coronelismo, ainda existe sim e é fortíssimo em regiões carentes, podemos verificar que Estados como Acre e Roraima, onde o domínio latifundiário é extenso ainda impera o “voto do cabresto”. Famílias que trabalham nos monopólios extrativistas são “orientadas” a votar nos candidatos que ora serão a salvação e a solução para os problemas intrasociais, das comunidades isoladas. Famílias que são assistidas pelo Homens “fortes”, Homens “Bons”, Patrões e Doutores, que quando falta o gás, doam um butijão ( uma pena, em plena era das TICs, o favor moral é uma merda) . Alguns estados da República ainda estão em processo de amadurecimento da consciência política, sabemos que não é fácil, pois não é fácil mudar a culturas regionais pois são embrionárias e empíricas, porém não é utópico (Viva Chico Mendes!). Bom trabalho Dilma ( És mãe gentil...) pelo Brasíl.

    ResponderExcluir
  2. Flor diferente, de pés descalços que no afluentes do rio despojas o semblante da sombra de um castelo, lindo rio chapecozinho.
    Alma leve, sonhadora de repente mulher serpente, idealizadora, analisa discursos vorazmente...
    Aluna aprendiz vê em Focault a ideologia dos fatos serem desflorados e estampados em enérgicos discusos
    Mulher ardente e madura ressucita nos livros a essência do perfume das discussões inexploravéis a sensibilidade e a percepção dos empíricos...
    Mulher simples, mulher companheira, tuas palavras são gestos e teus gestos são palavras..., mulher guerreira...
    Parabéns pelas tuas escritas, mais do que palavras, escreves com a fusão do coração e a razão, sem titubear...
    És fiél aos teus ideais e com razão..., beijos Florzinha, beijos em tua sagrada mão...

    ResponderExcluir