sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Relaxar!!!


Eu queria ser uma pessoa mais relex.

Eu queria não me importar tanto com as coisas ao redor.

Eu queria ser mais zen.

Mas nasci numa família cheia de pessoas ansiosas... inquietas. Minha mãe, tentando fazer de nós (seus filhos) pessoas trabalhadoras, organizadas, caprichosas, não deixava a gente parar um minuto. Lembro de muitas vezes me irritar porque ela não podia ver a gente sentado que já arrumava alguma coisa pra gente fazer. Ela detestava (e detesta, assim como eu) pessoas preguiçosas.

Meus pais, mas sobretudo minha mãe, tinha uma preocupação muito grande de que nós fossemos exemplos. Cobrava de nós atitudes corretas o tempo todo. Na infância todos estudávamos na mesma escola em que ela dava aulas. Minha irmã e meu irmão mais velhos foram seus alunos. Tínhamos que ser bons alunos, pois ela ficaria muito decepcionada e envergonhada se ouvisse comentários negativos sobre nossa conduta ou nossas notas!!

Na adolescência, qualquer comentário de alguém da família sobre nosso comportamento (que nunca foi problemático) deixava minha mãe possessa. Não com quem comentasse, mas conosco. Antes mesmo de saber se era verdade, ela aplicava medidas “corretivas”, ou protetivas.

Na adolescência eu era uma pessoa muito extrovertida, fazia amizades facilmente, matinha amigos na cidade vizinha, onde eu ia eventualmente passar o fim de semana na casa de amigas. Por conta disso havia parentes que enchiam a cabeça de minha mãe e insinuavam que eu poderia engravidar a qualquer momento. Minha mãe dava cada sermão! E vejam só... perdi a virgindade quase no final do curso universitário e ainda não tenho filho algum. O que eu quero mostrar com esse episódio é que meus pais sempre se preocuparam muito com “ o que os outros diziam” a nosso respeito e cobravam muito de nós. O resultado disso é que nos tornamos pessoas de ótima índole, de caráter indubitável, trabalhadoras, atuantes na sociedade, líderes... Nenhum drogado, nenhum alcoólatra, nem mesmo fumante, mas pessoas ansiosas demais e, pior de tudo, pessoas que não admitem a si mesmas errar e cobram o mesmo dos outros.

Peço muito a Deus que ajude a ser uma pessoa mais tolerante com os outros. Faz tempo que tenho pedido isso. Peço não só pelos outros, mas por mim mesma, para que eu não me desgaste, não me “estresse”, pois isso me aflige. Eu tento também. É um exercício diário, como livrar-se de um vício. Mas eu preciso que tenham paciência comigo também. Eu não sou perfeita, embora tenha sido “treinada” para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário