segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dói mais que dor de dente.

Há duas semanas senti dor ao mastigar e pensei que pudesse ser problemas numa obturação e que isso merecia um atendimento emergencial. Peguei uns telefones de consultórios dentários perto de casa na internet e marquei uma consulta. Eu sempre soube que a primeira vez que a gente vai ao dentista ele analisa o problema e faz um orçamento, certo? Não dessa vez. Antes de eu entrar (enquanto preenchia uma ficha na sala de espera)o dentista perguntou; "Preencho o recibo no seu nome mesmo?" Eu respondi que sim. Enquanto eu explicava a razão de minha visita eu vi o recibo em cima da mesa. Tentei decifar o número a distãncia. Parecia R$200,00!! Pensei que estivesse vendo mal, mas era isso mesmo: R$200,00 por uma consulta. Eu tive vontade de sair dali, desistir, mas fiquei sem reação, na verdade fiquei com vergonha. Bem, pensei "agora que estou aqui...". deixei ele examinar a boca. Disse que precisava abrir espaço para uma "obturação" que diminuiria a distância entre dois dentes, o que estava deixando a comida entrar e machucando a gengiva. Colocou uma borrachinha entre os dentes, eliminou alguns pontos de tártaro. Finalmente disse que deveria marcar outra hora para concluir o procedimento quer custaria mais R$150,00! mas a parte do tártaro seria de graça!! Nossa, quanta generosidade!Quero nascer dentista na próxima encarnação.
Eu marquei a hora, mas não tive coragem, ou melhor, bolso, para voltar.Isso foi na sexta. No sábado eu já não ageuntava mais a tal borrachina na boca. Doia tudo. Ainda bem que consegui (graças ao meu bem)uma dentista que me atendesse por preços bem razoáveis.
Fiquei indiganada. Com o dentista e comigo mesma por ter permitido isso. Muitas vezes me arrependo de não seguir minha intuição. Deveria ter desistido da consulta assim que vi o recibo em cima da mesa. A gente acha que vai ser mal educado, ou mesmo que vai pagar mico se disser que o valor está muito alto e que não concorda com ele. Depois se sente explorada.No fim das contas eu joguei duzentos reais no lixo.
Odeio quando faço isso: gastar sem ter proveito nenhum.
Será que essa cobrança é legal? Porque nunca tinha visto isso em se tratando de serviços odontológicos. Moral eu sei que não é. Mas aqui em Brasília nada mais me surpreende.E a duras penas aprendi que quando eu for marcar hora em dentista devo perguntar se há alguma taxa extra.
---------------------
Mais um pouco sobre dentistas. Tem coisa mais irritante doque (dente doendo também é estressante)um dente áspero, ou aquelas "lasquinhas" da restauração que ficam ali encomodando e você fica passando a língua o tempo todo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário