sexta-feira, 4 de junho de 2010

manifesto sobre os cartões de crédito


Antes de meu manifesto, vale lembrar que hoje é sexta-feira, pós-feriado. Para uns, feriado prolongado.
Aos poucos o estacionamento vai enchendo, o barulho vai aumentando e a gente vai se conformando de que não é o único que teve de trabalhar hoje. E eu fico chateada quando dizem que funcionário público não trabalha!!!! Pelo menos tem uma coisa de bom... começamos a manhã de trabalho com a sensação de ser uma segunda-feira e terminaremos sabendo que é uma sexta!! Feitos os devidos choramingos, hora de partir pra outro... assunto.

De repente, já quase no final do feriado, surge a oportunidade de assistir a um show do Chimarruds, essas oportunidades que não se pode perder mesmo: feriado, perto de casa, baratinho, música boa... E lá fomos eu e meu bem. Um pouquinho atrasados porque até hoje não vi um show começar no horário, aliás não antes de 1 hora de atraso. Fila imensa para entrar na Exopotchê... e vinte minutos depois do previsto o show começa!! Sei não, mas acho que tinha mais de 1000 pessoas na fila (atrás de mim)!! E que lentidão! Uns trinta minutos depois de o show ter começado a gente finalmente entra. Confesso que por diversas vezes pensei em desistir. Engraçado é que eu não via as pessoas reclamarem.Se fosse na minha cidade as pessoas fariam aquela fila andar, rapidinho...No fim das contas, assistimos a uns 40 min do show,felizmente a tempo de ouvir Versos Simples.Acredito que a organização do evento não esperava tanto público, por isso poucos guichês, e mais... percebi que o que estava causando a demora era o pagamento com cartão. Obviamente que isso causa lentidão. Não sei se estou sendo intransigente, mas na minha opinião, compra de ingresso na hora deveria ser só com dinheiro, ou deveria haver uma fila específica para isso, pois leva de 2 a 3 minutos para cada transação. Eu achei absurdo.

E vejo que isso tem sido cada vez mais frequente. O uso de cartão de crédito/débito facilitou muito nossa vida,mas tem lá seus inconvenientes: o dinheiro fica no banco e você fica mais seguro contra assaltos; é muito mais aceito do que cheques; você só precisa apresentar a identidade (a maioria dos comerciantes aliás nem pede) sem ter de esperar que consultem seu nome no SPC; mas as maquininhas nem sempre funcionam e você pode ter que abandonar suas compras e ainda passar por constrangimento (você já passou pela situação de a máquina falhar mas o atendente ficar te olhando como se você fosse um golpista? Eu já me senti assim, é horrível); e tem ainda o lado de quem está na fila: na padaria, no supermercado, no cafezinho... às vezes por 3, 5 reais as pessoas passam o cartão!!! E quando o SISTEMA(sempre o sistema) não funciona ?!.

As pessoas querem agilidade, praticidade para acompanhar a vida moderna e estão "morrendo com o próprio veneno". Um tanto dramático, tudo bem, mas espero que tenham entendido o que eu quis dizer... Alguns vão me considerar uma chata, fazer o quê...

Eu, particularmente, acho muito mais elegante uma pessoa ter na carteira pelo menos o dinheiro para as coisas do dia a dia, usando o cartão para pagamentos mais altos. Se eu abrisse a carteira de alguém e visse nela uns 10 cartões de crédito e nada de dinheiro acharia que ela vive de aparência, e do limite do banco. é o que penso de alguém que não tem 5,00 para pagar o pãozinho na padaria.

Um comentário: