quinta-feira, 17 de junho de 2010

A difícil luta por justiça


A justiça existe para todos, não é mesmo? Mas se é assim porque tantas pessoas desistem de lutar por seus direitos? Por que simplesmente abrem mão deles? Nunca havia pensado em processar ninguém até que fui demitida de uma escola particular na qual trabalhei. O que me motivou a isso foi a alegação que deram para justificar minha demissão e outra pelas horas extras que me fizeram trabalhar, sob muita pressão. Dos quatro demitidos no mesmo período e por justificativas também esdrúxulas, até onde sei apenas eu resolvi procurar a justiça para requerer meus direitos. Mas aí eu esbarro num obstáculo: as testemunhas. Para provar minhas alegações não basta a minha palavra, é necessário o testemunho de outras pessoas. Mas quem quer se envolver no problema dos outros?

Existe no Brasil o terrível hábito da omissão. As pessoas presenciam fatos, percebem as injustiças, mas não querem se envolver por medo de retalhações. Há meses tenho enviado e-mails para ex-colegas explicando minha situação e pedindo ajuda, pedindo que sejam minhas testemunhas. O caminho escolhido para fugirem do assunto foi simplesmente nem responder. Há até quem parece estar me evitando. Fico tão decepcionada, afinal não estou mentindo, nem fazendo acusações caluniosas. Estou me defendendo. Estou buscando meus direitos como cidadã e profissional. Pior é que até amigos estão agindo assim.

Lembro-me de muitas vezes ter ouvido que quem entra na justiça contra um empregador teria dificuldades de arrumar emprego depois. Esse mito se espalhou muito fortemente e levou muitas pessoas a se conformarem com sua condição, e a não buscarem seus direitos. Mas ainda assim, quem deveria estar preocupada seria eu, não minhas testemunhas. E não se trata de pessoas sem esclarecimento não. O medo do poder e a individualidade levam as pessoas a atitudes como a omissão. O senso de justiça deveria prevalecer sempre, afinal, quem poderá dizer que não vai precisar da justiça e do testemunho de alguém em algum momento da vida?

Parece-me que os olhos vendados da Justiça estão sendo mal-interpretados.

Um comentário:

  1. Verdade, também já tive problemas parecido e a testemunha quebra legal. Na hora sempre aconteceu alguma coisa. É FROIDS.

    ResponderExcluir