terça-feira, 7 de maio de 2013

Dilemas do casal, pós-bebê


Meu marido me perguntou hoje, qual seria o tema de minha próxima postagem no blog. Disse-lhe que seria sobre “meu marido entediado”.”Sério?”, disse ele. E eu confirmei e fiquei procurando um título. Já li muitas coisas sobre as mudanças na vida do casal após o nascimento de um bebê. Já passamos por algumas das fases descritas nos textos, e algumas situações vividas por outros pais também acontecem(eram) conosco. O estresse, as noites mal dormidas, o cansaço, a falta de desejo sexual, a dificuldade para fazer programas que fazíamos antes do bebê nascer... Somos bem crescidinhos  e já éramos maduros quando nos casamos e decidimos ter um filho juntos. Sabíamos das dificuldades que viriam pela frente e das alegrias também, especialmente ele, que já tinha dois filhos.

Estamos muito felizes com nosso menininho, ele é uma benção, um tesouro que Deus nos deu, mas criar uma criança é desafiador, claro, e não há como negar que é difícil e cansativo também, às vezes. Durante a semana  temos o trabalho, o bebê fica na creche à tarde e pela manhã comigo.  Fico feliz quando chega a sexta-feira e sei que meu marido estará em casa à noite e logo virá o final de semana para ficarmos os três juntos. Mas já faz alguns fins de semana que percebo meu marido entediado. Não temos nenhum parente aqui ou alguém com quem possamos deixar o bebê para ficarmos algum tempo sozinhos e, por mais que não queiramos,  isso acaba limitando muito nossos programas. Nunca fomos de festas e baladas e nem tínhamos uma vida social agitada, mas sentimos falta de um tempo só para nós, e acho que meu marido muito mais. Nós fazemos passeios, vamos a restaurantes, mas é tudo muito limitado, não dá para “relaxar” muito.  Sei que a relação mãe e filho é diferente da que se estabelece entre pai-filho. A mãe parece tolerar mais, talvez até nem se importar muito com sua própria vida. É biológico. Meu marido não me faz cobranças. Ele foi sempre muito compreensivo comigo, me ajuda muito com o bebê, mas confesso que me cobro por isso. Não consigo nem ficar até tarde acordada para assitir a um filme com ele. Será que não estou dando atenção suficiente a meu marido? O que posso fazer para reverter a situação? Será que eu poderia/deveria agir diferente?  Sei que esses não são dilemas só meus, mas de muitas mulheres, muitos casais. Sei também que essa fase vai passar, mas gostaria de encontrar uma forma para que ela seja o menos “problemática” possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário