quarta-feira, 14 de julho de 2010

Proteção ou machismo?


Todo mundo já ouviu algum comentário de que os mecânicos sempre se aproveitam para ganhar mais, fazer serviços desnecessários ou ruins quando a cliente é mulher... pois é. Isso está tão arraigado em nossa sociedade que os homens (esposos, namorados, irmãos, amigos)na pretensão de nos protegerem acabam por fortalecer essa conduta social despersível. Vejam bem. Toda vez que eu levei meu carro para algum tipo de conserto e comentava com meu pai, ou meus irmãos, sempre havia a desconfiança, e na opinião deles sempre tinha sido feito algum serviço desnecessário e coisa e tal. Isso quando eles não se ofereciam para levar o carro por mim, porque assim eu não seria enganada. Puxa vida!! Não sei quem está sendo mais machista, o mecânico sacana ou os "machos protetores". Tudo bem que eu não entendo muita coisa (a mínima coisa) de mecânica, tudo bem que ouvir uma opinião é sempre bom, tudo bem que eu preferia mesmo é não ter que ir a oficinas mecânicas (já que o ambiente de fato não me agrada), mas subestimar nossa inteligência não é nos proteger. Quem presta um serviço deveria fazê-lo bem feito sempre, independente de o cliente ser homem ou mulher. Cobrar o que é justo sempre. Não inventar defeitos onde não há, nunca!
Agradeço a demonstração de cuidado, mas seria muito melhor que os homens batalhassem conosco por respeito do que tentassem nos proteger, dando mais força à cultura machista.

P.S. Meu bem, obrigada pela boa intenção.

Um comentário: