segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ô saudade...

Ando bem saudosa mesmo... Normalmente, a gente não vê a hora que chegue o fim de semana para descansar a cabeça do trabalho, se divertir, ficar mais tempo perto de quem a gente gosta... mas comigo está sendo ao contrário nesses dias. O fim de semana é mais uma torturosa espera, que angustia, doque tempo de distração e descanso . Os dias de trabalho ajudam a espantar a saudade. Uma vez eu assisti na TV alguém falando sobre a diferença entre sentir saudades e ter lembranças. Sentir saudade é querer viver novamente o que passou, é desejar voltar no tempo... Ter lembranças é não esquecer... É guardar com alegria a imagem de algo que já passou e mais nada.
Guardo boas lembranças de minha infância, de lugares onde morei, de lugares que visitei, de colegas de trabalho, de colegas de faculdade e de muitas outras pessoas que passaram pela minha vida, de minha cidade natal. Mas saudade eu sinto de meu irmão que se foi, de minha família e de amigos que estão longe, e hoje, sobretudo, de meu bem. Assim como escrevi para ele, eu repito, não importa se a distância não é muita, se o tempo afastados nem é tanto assim, se será apenas por alguns dias... Para o coração a matemática não é essa. O tempo do coração é diferente. Eu já posso estar com saudades antes mesmo de partir. Pode não ser lógico, mas para o coração isso não importa.


"Há um tempo que se mede com as batidas do coração. Ao coração falta a precisão uniforme dos cronômetros. Suas batidas dançam ao ritmo da vida - e da morte. Tranquilo, de repente se agita, dá saltos, tropeça... A esse tempo de vida os gregos davam o nome de Kairós - para o qual não temos correspondente. Nossa civilização tem palavras para dizer o tempo dos relógios, mas perdeu as palavras para dizer o tempo do coração." (Rubem Alves).

E aí estão algumas lindas palavras para provar que saudade é mesmo um sentimento que dói, e que eu não estou exagerando:

“Meu dia-dia é mais tranquilo até o momento em que minha cabeça me leva até você. Minha cabeça me trai, o coração aperta, a atenção esvanece o frio na barriga... Com tantos sintomas a saudade até parece doença, mas sei que a cura é a sua presença...” Bob Marley

“Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos”. Bob Marley

“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.” Clarice Lispector

“Saudade é não saber. Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche.” Martha Medeiros


“Quando a gente ama alguém de verdade
Esse amor não se esquece
O Tempo passa, tudo passa, mas no peito
O amor permanece
E qualquer minuto longe é demais
A saudade atormenta
Mas qualquer minuto perto é bom demais
O amor só aumenta..” (Roberto Carlos)


Ah! Como eu desejo que “esses dias tão estranhos” passem logo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário