segunda-feira, 28 de março de 2011

Obama em Brasília

A chuva forte que caiu esta tarde me fez lembrar da música...
Sei que já passaram alguns dias da visita de Obama a Brasília, mas só hoje tive uma motivação para escrever.Ao ler O Correio de ontem encontrei, na coluna Desabafo, uma frase escrita por um leitor:
"Quando Obama chegou ao Corcovado, a segurança gritou para o Cristo: 'Deita no chão! Mãos para trás!'".
Eu estava aqui em Brasília quando Obama fez a visita. Eu pensei em vir até a Esplanada para acompanhar de perto. Não pelo Obama, muito menos pelos EUA, mas porque queria ver de perto a movimentação. Coisa de curiosidade mesmo. Enquanto estou morando aqui quero ver tudo o que posso "desse mundo".Mas desisti. A presença do presidente americano se concentrou no Palácio do Planalto e todos os acessos a ele estavam bloqueados. A esplanada estava fechada. O público, com exceção de algumas poucas pessoas, foi mantido bem longe, de onde não se via praticamente nada.Assistindo pela TV alguém viu o povo nas proximidades? Sabendo disso eu nem quis perder o meu tempo.
O fato é que, embora digam que o tratamento é igual a qualquer chefe de Estado, não é isso que se nota. Já assistiram à transmissão ao vivo da visita de outro presidente? Tratamento assim, só ao Papa.O discuros à população do Rio foi cancelado por medo de retalhações, especialmente pelo início dos ataques à Líbia. Imagino que não tenha sido nada fácil a "convivência" entre os seguranças do presidente e a segurança brasileira. Nós brasileiros estávamos acostumados com um presidente que abraçava as pessoas, se aproximava do povo, e os americanos tratam seus líderes como deuses inacessíveis. Nada poderia estar a um diâmetro de 50 metros de Obama..Até o Lula disse que "exageraram".Não há de se admirar se o Cristo fosse mesmo abordado para revista.
Talvez nós, brasileiros sejamos um tanto relapsos no que se refere à segurança de nossos presidentes; talvez não demos tanto valor a nossos líderes; talvez precisemos aprender um pouco sobre isso com os americanos, mas uma coisa é certa: somos muito mais humildes.

-----------------------------
No blog Cadernos de Saramago li hoje um belíssimo texto:
" Todo o mundo me diz que tenho que fazer exercício. Que é bom para a minha saúde. Mas nunca ouvi ninguém dizer a um desportista: tens que ler".

Um comentário:

  1. Concordo plenamente, viva a mediocridade de nosso povo, porém que somos muito mais humildes isso sim. Veja que onda, todos sabem que o inverno tá chegando e tudo mais, muitas cidades se planejam e criam estratégias para sua população, pergunte o que meu prefeito fez! Nada. Mais teve dinheiro para pagar a Ivete um show em plena via publica. Ou será que ela vai fazer o show de graça? Será? se sim parábens para ela, se não parábens para o meu povo que humildemente vai prestigiar alguém que cobrou uns milhões ou mil do nosso dinheiro suado para um show onde um monte de trombadinha e vagabundo vai pra lá para surrar o outro e bater carteira, celular e outras coisas. Viva ao prefeito João Henrique. ABRAÇOOOOO.

    ResponderExcluir