segunda-feira, 28 de março de 2011

Obama em Brasília

A chuva forte que caiu esta tarde me fez lembrar da música...
Sei que já passaram alguns dias da visita de Obama a Brasília, mas só hoje tive uma motivação para escrever.Ao ler O Correio de ontem encontrei, na coluna Desabafo, uma frase escrita por um leitor:
"Quando Obama chegou ao Corcovado, a segurança gritou para o Cristo: 'Deita no chão! Mãos para trás!'".
Eu estava aqui em Brasília quando Obama fez a visita. Eu pensei em vir até a Esplanada para acompanhar de perto. Não pelo Obama, muito menos pelos EUA, mas porque queria ver de perto a movimentação. Coisa de curiosidade mesmo. Enquanto estou morando aqui quero ver tudo o que posso "desse mundo".Mas desisti. A presença do presidente americano se concentrou no Palácio do Planalto e todos os acessos a ele estavam bloqueados. A esplanada estava fechada. O público, com exceção de algumas poucas pessoas, foi mantido bem longe, de onde não se via praticamente nada.Assistindo pela TV alguém viu o povo nas proximidades? Sabendo disso eu nem quis perder o meu tempo.
O fato é que, embora digam que o tratamento é igual a qualquer chefe de Estado, não é isso que se nota. Já assistiram à transmissão ao vivo da visita de outro presidente? Tratamento assim, só ao Papa.O discuros à população do Rio foi cancelado por medo de retalhações, especialmente pelo início dos ataques à Líbia. Imagino que não tenha sido nada fácil a "convivência" entre os seguranças do presidente e a segurança brasileira. Nós brasileiros estávamos acostumados com um presidente que abraçava as pessoas, se aproximava do povo, e os americanos tratam seus líderes como deuses inacessíveis. Nada poderia estar a um diâmetro de 50 metros de Obama..Até o Lula disse que "exageraram".Não há de se admirar se o Cristo fosse mesmo abordado para revista.
Talvez nós, brasileiros sejamos um tanto relapsos no que se refere à segurança de nossos presidentes; talvez não demos tanto valor a nossos líderes; talvez precisemos aprender um pouco sobre isso com os americanos, mas uma coisa é certa: somos muito mais humildes.

-----------------------------
No blog Cadernos de Saramago li hoje um belíssimo texto:
" Todo o mundo me diz que tenho que fazer exercício. Que é bom para a minha saúde. Mas nunca ouvi ninguém dizer a um desportista: tens que ler".

quarta-feira, 9 de março de 2011

balanço do feriadão

(Ato falho. Escrevi balaço do feriadão. E eu nem cheguei perto de fazer um porre nesse fim de semana)

Feriadão acabou e cá estamos, em ritmo lento, claro... Mesmo sem a ressaca do carnaval (no meu caso fui apenas a um bailinho) dá aquela preguiça de voltar ao trabalho!
Quatro dias foram gastos com arrumações na casa(detalhes, tipo, fixar quadros na parede etc.), supermercado, e alguns estresses, claro, poderiam faltar, mas não faltam, principalemente quando os habitantes da casa passam muito tempo todos juntos.
_________________

O dia da mulher passou quase despercebido por causa do feriado. Eu mesma só lembrei porque vi na TV. O marido até pensou em fazer um agrado, mas o dia não estava para agrados, nem para ajudar os esquecidos ontem... mercados, shoppings, lojas, floriculturas... tudo fechado. Para compensar, hoje ganhei um café da manhã na cama.

_________________

Estou feliz porque meu pai e minha mãe virão me visitar em junho. As passagens já estão compradas.

__________________

Fui ao ortopedista semana passada. Tenho dores na região do ombro, que se estende pelas costas e braço, especialmente depois de algum esforço. Impossível dormir deitada de lado sob o braço direito. Trata-se de algo que eu vou traduzir como inflamação na escápula, pois a palavra é "irredigível".
_________________

Semana passada também comecei um curso de decoração. Desde o ano passado eu vinha pensando nisso. Fiquei esperando que começasse uma turma em agosto, mas não recebi nenhuma informação. No final de fevereiro recebi uma ligação avisando que iria começar uma nova turma. Fiquei muito feliz. O curso vai atender há alguns propósitos meus: me ocupar no contraturno do trabalho, aprender uma nova atividade, ter uma opção de trabalho no futuro, fazer amigas, conhecer lojas, empresas e produtos de decoração...
Uma pausa para o carnaval e retomaremos as aulas na próxima semana.